O bruxismo é uma condição muito comum, podendo aparecer em adultos e crianças. Ele é o hábito de pressionar e ranger os dentes de modo silencioso ou produzindo algum som, até mesmo durante o sono.
CAUSAS
Não se sabe ao certo a causa do bruxismo, mas ele pode aparecer por razões físicas ou psicológicas como:
- Sentimentos de estresse, ansiedade, raiva, frustração ou tensão;
- Efeito colateral incomum de antidepressivos e remédios psiquiátricos;
- Apneia do sono;
- Complicação de alguma doença, como mal de Parkinson;
- Má oclusão dentária;
- Refluxo gástrico;
- Resposta à dor de dente ou de ouvido, sendo bastante comum nas crianças;
- Alimentação;
- Preparo físico.
SINTOMAS
O bruxismo possui vários sintomas, entre eles:
- Ranger ou apertar os dentes;
- Insônia;
- Dentes lascados, achatados, fraturados, soltos;
- Sensibilidade nos dentes;
- Esmalte dental desgastado;
- Depressão;
- Dor na mandíbula;
- Ansiedade, irritabilidade, estresse;
- Dor de cabeça;
- Transtornos alimentares;
- Recuos de língua;
- Fadiga facial;
- Dor na articulação temporomandibular (ATM);
- Quebra de próteses e coroas dentárias.
FATORES DE RISCO
Como qualquer doença, alguns fatores costumam aumentar o risco de bruxismo ou até mesmo a intensidade dele. O estresse e a ansiedade é um deles e, quando se intensificam, podem levar ao ranger dos dentes. Ele acaba sendo muito comum em crianças e tem o costume de desaparecer quando elas atingem a adolescência. Personalidades agressivas, competitivas ou hiperativas e uso de substâncias estimulantes como cigarro, álcool e cafeína aumentam o risco do bruxismo.
DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO
Só um profissional capacitado que entende do assunto pode te dar o diagnóstico de bruxismo, principalmente se for feito por um dentista. Através de um diagnóstico feito por meio da observação clínica, o dentista pode saber qual o melhor tratamento para o seu caso se for constatado que você possui bruxismo.
O tratamento para o bruxismo pode acontecer através do uso de uma placa ao dormir. Ela é feita sob medida pelo dentista, encaixando-se nos dentes superiores e protegendo os dentes inferiores do ranger. É o mais utilizado por ser uma boa maneira de lidar com o problema, mas ele não cura a pessoa do bruxismo.
CONVIVENDO COM O BRUXISMO
A redução no estresse e o gerenciamento da ansiedade traz uma diminuição do bruxismo. Cuidados como evitar alimentos duros, beber 2 litros de água por dia, dormir bastante e relaxamento físico podem ajudar na dor causada por ele.
DICA DA SORRISOS ODONTOLOGIA
O bruxismo pode trazer sérios problemas aos seus dentes, por isso se você possui algum dos sintomas descritos acima, procure um dentista de sua confiança para diagnosticar e começar o tratamento o mais rápido possível. Nós, da SORRISOS ODONTOLOGIA, ficaremos felizes em te atender. Entre em contato conosco e marque já a sua consulta.