A dúvida frequente de muitas pessoas é como, de fato, é o implante dentário e como ele se comporta similar ao dente natural.
Vamos entender melhor?
DENTE NATURAL: Um dente natural é uma estrutura viva, composta pela coroa dentária e raiz, conectada ao osso da mandíbula por um ligamento periodontal. Essa conexão permite movimentos essenciais para a mastigação eficaz.
IMPLANTES DENTÁRIOS: Um implante dentário é a substituição artificial para a raiz dentária. Ele consiste nessa raiz artificial de titânio, que fica inserida no osso, e possui um componente protético intermediário e uma coroa protética presa a ele, que fará de fato a substituição do dente perdido. A fusão óssea do implante ao osso é conhecida como osseointegração.
SUBSTITUIÇÃO ESTRUTURAL: Os implantes são projetados para replicar a função dos dentes naturais, oferecendo estabilidade e suporte para a coroa protética.
OSSEOINTEGRAÇÃO: O processo de osseointegração garante a integração sólida do implante ao osso, proporcionando uma base sólida para a coroa protética.
Embora os implantes não desenvolvam cáries como os dentes naturais, estão suscetíveis a doenças peri-implantares, semelhantes à doença periodontal.
HIGIENE BUCAL RIGOROSA: A escovação regular, uso de fio dental e visitas regulares ao dentista são fundamentais para manter a saúde do tecido circundante.
MONITORAMENTO PERIÓDICO: A avaliação regular do estado dos implantes assegura a detecção precoce de quaisquer problemas, garantindo a eficácia e durabilidade da solução.
Embora os implantes possam replicar a função dos dentes naturais, esses sempre serão melhores do que os implantes dentários. O implantes dentários são indicados somente quando o dente natural foi perdido ou se esse está comprometido e não pode mais ser salvo.
Dra. Danielle Racca Vianna Vieira - CRO 37865 - Especialista em Implante, Prótese Dentária, Reabilitação Oral Estética e DTM.