Quando um paciente com periodontite pode colocar implantes?

03/06/2019

PERIODONTITE E IMPLANTES DENTÁRIOS:
A colocação de implantes dentários é, muitas vezes, uma solução para pacientes que sofreram a perda dos dentes. É importante analisar a anamnese, os exames complementares e os espaços interdentais. Para pacientes que desenvolveram algum tipo de periodontite, previamente à colocação de implantes, são considerados de risco para o desenvolvimento de peri-implantite.

O QUE É PERIODONTITE AGRESSIVA?

Das doenças periodontais, é o estágio mais avançado. As bactérias que podem estar acumuladas na boca se calcificam nos dentes e formam os tártaros, podendo destruir as estruturas que sustentam os dentes com início nas gengivas até chegar aos ossos.
Nem sempre essa doença é reversível. É necessário um acompanhamento odontológico para verificar quais as condições da boca e as possíveis soluções para cada caso. Uma vez que o paciente possua a doença periodontal, é premissa fazer um acompanhamento rigoroso da sua saúde bucal por toda a vida. A SORRISOS ODONTOLOGIA trabalha com uma metodologia ideal para quem tem esse problema dentário.

ATENÇÃO AOS SINTOMAS!
. Sangramento gengival, discreto ou abundante;
. Mau hálito;
. Amolecimento e queda dos dentes;
. Inchaço da gengiva;
. Sensibilidade;
. Alteração do paladar.

COMO A DOENÇA TEM INÍCIO?
Ela começa com uma pequena inflamação gengival, chamada gengivite. Ela é causada pelo chamado biofilme bacteriano que pode entrar entre a gengiva e o dente, evoluindo para uma periodontite.

COMO PREVENIR A PERIODONTITE?
A melhor opção para evitar que a periodontite se desenvolva é manter uma boa higiene bucal todos os dias, sempre fazendo uso ao fio dental e escovação após as refeições e antes de dormir. Caso necessário, utilizar escovas interdentais e realizar tratamentos de limpeza e manutenção no dentista de 6 em 6 meses.

O QUE É IMPLANTE DENTAL?
Implante dental
é um metal especial de um material chamado titânio que faz o papel de raiz dental. Existem no mercado vários tipos de implantes dentais. Na SORRISOS ODONTOLOGIA somente são utilizados materiais de boa qualidade e procedência para garantir que se alcance um bom índice de sucesso.

O QUE É NECESSÁRIO PARA FAZER UM IMPLANTE?
Para fazer implante dentário, o paciente vai precisar ter osso que sustente o parafuso e a prótese sobre ele. Para ter certeza disso, o melhor exame a ser analisado é a tomografia computadorizada.
O exame clínico precisa ser minucioso. Tem que ter espaço entre os dentes e entre a gengiva e o dente antagonista; além do paciente estar com sua saúde bucal livre de infecções e bactérias, como no caso da doença periodontal

CONDIÇÕES QUE PRECISAM DE ATENÇÃO:
A doença periodontal instalada pode afetar os implantes, acarretando a doença peri-implantar.
É muito importante fazer o tratamento da doença periodontal antes de fazer os implantes para que se tenha sucesso no procedimento a longo prazo.
O paciente portador de doença periodontal deve ter acompanhamento profissional permanente da doença; pois uma vez que a doença é controlada para a colocação dos implantes, é necessário um acompanhamento da saúde bucal para que a doença não volte à ativa e acometa os implantes, causando uma peri-implantite e, futuramente, a perda dos mesmos.

O QUE É A DOENÇA PERI-IMPLANTAR?
Representa uma das mais frequentes complicações da colocação de implantes e afetam os tecidos ósseos, podendo conduzir à perda do implante dentário. O osso ao redor do implante é reabsorvido, comprometendo a ósseo-integração do implante.
O tratamento passa pela descontaminação da superfície do implante em casos mais incipientes da doença e, em casos mais graves, é aplicada a técnica cirúrgica.

QUANDO O DENTE COM PERIODONTITE PODE SER EXTRAÍDO PARA FAZER O IMPLANTE?
O profissional pode optar por manter ou extrair o dente. O ideal é que seja realizada uma avaliação. A decisão do profissional pode depender de alguns fatores:
. Nível da perda óssea;
. Estágio da doença;
. Grau dos sintomas.

DICAS DA SORRISOS ODONTOLOGIA:
É fundamental que haja avaliação e tratamento da periodontite antes de realizar procedimentos como a colocação de implantes. Marque uma consulta na SORRISOS ODONTOLOGIA e conquiste uma boca saudável e livre de doenças.