Quais os problemas que a perda de um dente pode causar?

01/02/2021

A falta de um único dente pode causar muitos problemas, sejam eles estéticos e/ou funcionais. Algumas pessoas por conta da ausência dentária ser em um lugar não visível, acabam deixando de lado e não veem o quão prejudicam o próprio sorriso e a saúde bucal.

A SORRISOS ODONTOLOGIA compartilha informações sobre os problemas que a falta do dente causa e qual tratamento pode ajudar você reabilitar o seu sorriso.

CAUSAS DA PERDA DENTÁRIA E FATORES DE RISCO

A perda dentária pode atingir pessoas de todas as idades, não só idosos. As principais causas são:

– Doenças bucais em estado avançado, como periodontite e cárie;

– Acidentes e traumas na região bucal;

– Excesso de açúcar;

– Higienização precária.

Os fatores de risco para a perda de dente podem ser:

Bruxismo;

– Hábito de fumar;

– Problemas de saúde, como diabetes e artrite reumatoide;

– Entre outros.

PROBLEMAS CAUSADOS PELA PERDA DE UM DENTE

São diversos problemas que a perda de um único dente pode causar e prejudicar o seu bem-estar e qualidade de vida. Os problemas mais comuns são:

– Deslocamento dos dentes: a perda de um dente ativa um mecanismo natural do organismo para reorganizar os dentes de maneira que seja preenchido o espaço da perda. Desse modo, ocorre o desalinhamento e pode provocar problemas de mordidas e assimetria facial;

– Estética: a perda de um dente atinge esteticamente o sorriso, além de baixar a autoestima do paciente e fazer com que ele tenha vergonha de sorrir. Também pode ocorrer a perda óssea, responsável pela flacidez muscular da face, e proporcionar a mudança de fisionomia, deixando o paciente com a aparência envelhecida;

– Gengiva machucada: por conta da falta do dente, a gengiva fica desprotegida de modo que na hora da higienização bucal, ela seja machucada pela escova de dentes, provocando dores e, em alguns casos, causando inflamações e feridas;

– Impacto na funcionalidade da boca: a mastigação, dicção, deglutição, respiração e a fala podem ser prejudicadas com a ausência do dente, gerando dificuldades para realizar as funções do modo como deveriam ser.

IMPLANTE DENTÁRIO: UMA OPÇÃO PARA REABILITAR SEU SORRISO

São inúmeros tratamentos para cuidar da perda dentária e o implante é um deles. Ele é uma opção para recuperar a estética do seu sorriso, sua autoestima, qualidade de vida e resgatar a funcionalidade da boca.

Por isso, visitar um profissional é importante para prevenir e tratar os problemas que a ausência dentária pode causar. Não adie o cuidado com a sua saúde bucal. Agende uma avaliação na SORRISOS ODONTOLOGIA e aproveite os benefícios que o implante dentário pode oferecer.